terça-feira, 17 de março de 2009

Ser pai qualquer um pode ser.....

Ser Super Pai já não é para qualquer pessoa.

Um Pai é sempre um Pai. Por muito má que seja a relação com o seu filho ou por maior que seja o silêncio entre ambos, tem que consciencializar-se que ele é seu filho. Se o seu filho nem sempre age correctamente é normal que você também seja um pouco culpado dessas atitudes e, se ele quase não demonstra carinho para consigo, é porque também não encontra essa demonstração da sua parte.


Aos filhos deve ser dado tudo. As crianças precisam de um lar, de conforto, carinho, atenção e de muita dedicação, coisas que nem sempre os pais querem ou parecem conseguir fazer. Portanto, e se quer que o seu filho desde pequeno se orgulhe do pai e o tenha como exemplo, MUDE a sua atitude. Pelo seu filho.


Ainda antes de o bebé nascer, deve falar com ele o mais possível. Cante-lhe músicas e fale muito com ele, dando-lhe festinhas e fazendo pequenas carícias na barriga da mãe. O bebé sentirá o seu carinho e atenção, e quando vier a abrir os olhos para o mundo estará muito mais ambientado consigo do que possa imaginar. Desde o momento do nascimento que o pai é um importante factor para o desenvolvimento do filho.


Dê-lhe beijinhos e muitos miminhos, enquanto lhe vai apresentando os seus brinquedos. Quando já tiver mais alguma idade, mais concretamente após os primeiros anos de vida, colabore com o seu filho nas brincadeiras, por muito cansado que esteja. Esqueça que trabalhou um dia inteiro num escritório, sob um stress infernal, e entregue-se ao seu pequenote em todas as suas brincadeiras.


Em qualquer um dos momentos em que estejam os dois deliciosamente a brincar torne esses instantes mágicos. Seja muito divertido e até mesmo louco, para que a criança aprecie bastante a brincadeira. As crianças gostam sempre de um pouco de loucura e, ver o pai a brincar daquela forma com ele é sinónimo que o pai pode ser também igual a eles. Utilize ao máximo a sua imaginação e invente você mesmo brincadeiras divertidas, conte-lhes histórias e faça-os puxar pela imaginação.


Há que os ensinar a tomar iniciativa para as coisas, torná-los fortes e pessoas decididas, a partir de pequenos exemplos e de experiências práticas. Pode utilizar o método da brincadeira ou então optar por ter uma conversa informal. Pode também pregar pequenas partidas à mãe dele indo roubar escassas quantidades de comida à cozinha, mas explique-lhes de antemão que se trata somente de uma brincadeira e que não é para repetirem a graça noutro sítio qualquer.


Leve os seus filhos a passear pelo jardim ou praia já que o contacto com a natureza é muito importante para eles, fá-los sentirem-se livres e desperta neles o espírito de aventura. Estimule ao máximo a alegria e criatividade deles, e tente estar sempre junto deles em todas as ocasiões. Faça com que eles tenham orgulho em si, e que possam descobrir na figura paterna muito mais do que um pai. Um verdadeiro amigo e companheiro de brincadeira e para toda a vida!


Já agora, um feliz dia do Pai.

domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher

O dia da mulher
É o dia que representa a força da união de mulheres que naquele século estavam sujeitas às condições desumanas e subjugadas à pressão que existia naquela época.
Foi a luta da mulher operária contra o imperialismo, uma das primeiras greves destas operárias têxteis novaiorquinas, no ano de 1857 que deu origem à data de 8 de Março, sendo obra do II Congresso Internacional das Mulheres Socialistas, realizado em 1910 na Dinamarca. Estas permaneceram paradas durante semanas, para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. sendo brutalmente reprimidas pela polícia e perseguidas pelos patrões. As mulheres no mundo do trabalho era ainda uma grande excepção à regra.
A manifestação foi reprimida com total violência que foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto totalmente desumano.
Foi o inicio da luta feminina que se transfiguraria no início deste século num Movimento Internacional com manifestações de centenas de milhares de mulheres reivindicando o fim da discriminação.

É um dia em que todas as mulheres de todo o mundo, muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e diferenças étnicas, linguísticas, culturais, económicas e políticas, se juntam para celebrar uma tradição que representa, pelo menos, nove décadas de defesa da igualdade, da justiça, da paz e do desenvolvimento", (Zita Gurmai - Eurodeputada).
O objectivo desta comemoração é realizar conferências, debates e reuniões e discutir o papel da mulher na sociedade actual. Este esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
-
Como mulher, tenho muito orgulho no nosso ser feminino pois somos capazes de grandes esforços e conquistas ao longo dos séculos.
Assim considero grandemente as mulheres da minha geração familiar e anseio que a vindoura tenha a mesma força seguindo o exemplo.
Somos filhas, mães, avós e amigas com uma entusiasmo e dinamismo de luta constante no dia-a-dia, amando, trabalhando e educando da melhor forma os nossos rebentos.
-
É dia da mulher e só a este dia deveria dar parabéns pelo esforço e de tão grandiosas que somos, mas não posso deixar de reconhecer e referenciar que existem bons patrões, bons trabalhadores, bons maridos, bons irmãos, bons filhos e bons amigos e que um desses, o meu querido e único irmão, que nestas alturas, sem referir o seu IGUAL esforço diário, se lembra sempre de oferecer às “suas” mulheres, (mulher, mãe, irmã, sobrinha e filhas), uma flor que grita sempre ao coração “nunca me esquece de vós”. Um beijo e um abraço muito forte meu irmão. Obrigada por seres a pessoa que és. Além de tudo um homem exemplar.